14 SET

Como chegar na Pousada Encanto da Lua?

Data: 14/09/2021

Autor: Akiko Nishimoto

Qual a melhor maneira de chegar na Pousada? 


O aeroporto mais próximo daqui é o Aeroporto Jorge Amado, código IATA - IOS - em Ilhéus. Ele fica a 128 km, sendo 86km de asfalto pela BR001 e 42km de terra na BR030. Apesar de ser uma BR, ela não é asfaltada e o percurso dura de 2h30-3h dependendo das condições do trecho de terra. Durante os períodos de maior movimento, a prefeitura intensifica a manutenção da estrada, o que ajuda bastante.


Pelo aeroporto de Salvador (SSA), o trecho terrestre pode levar de 7 a 8 horas para percorrer os 410km de estrada pelo interior. Pode ser feito pegando-se o Ferry Boat de Salvador-Itaparica. E depois em Bom Despacho pegar sentido Itacaré na BA001 para pegar o trecho de terra da BR 030. O Ferry não funciona todos os dias, é preciso consultar. Ou pode-se ir pelo interior, pela BR324 e depois BR101 sentido Itabuna. 


Uma terceira opção, que exige mais embarques e desembarques, é pegar um transfer em Ilheús ou Salvador até a cidade de Camamu que fica a 116km (2 horas) de Ilhéus ou 332km (6 horas) de Salvador.  Em Camamu, pode-se pegar uma lancha para atravessar a Baia de Camamu até a Vila de Barra Grande. Há lanchas que saem a cada hora durante o dia e o percurso leva em torno de 30min. Em Barra Grande, pode-se pegar um taxi ou uma Jardineira até a Pousada. 


Para o trecho terrestre, cada vez mais hóspedes optam pelo aluguel de carro, para ter mais flexibilidade de locomoção durante a estadia na Península. Recomendamos o aluguel de um carro mais alto, pois não há asfalto aqui e as estradas são de areia, têm buracos e alguns pontos de alagamento. O 4x4 não é essencial, mas pode ajudar em algumas situações. As grandes locadoras estão presentes em Ilhéus e pode-se verificar valores e disponibilidade no seus websites.


Se você não quer dirigir, há boas empresas locais que fazem o serviço de transfer e podemos passar os contatos.


Para se deslocar dentro da Península, não há uber na região, mas pode-se chamar um taxi para fazer os trechos internos. Outras alternativas são pegar as jardineiras, alugar quadriciclos ou bicicletas elétricas.  As jardineiras, são camionetes modificadas com bancos na carroceria onde vão os passageiros.


Onde estamos localizados na Península de Maraú?


 A Encanto da Lua fica à beira-mar na Praia de Taipu de Fora (a mais linda da Península!), onde se formam as piscinas naturais. A maior fica à direita a 400m e à nossa esquerda a 1km, formam-se lindas piscinas menores cheias de peixinhos. Então, você consegue ir a pé para mergulhar nas piscinas durante a maré-baixa. Nós alugamos snorkels e máscaras full face se você precisar.


Em frente à grande piscina natural à nossa direita, existem bares de praia que ficam abertos durante o dia e a rua das Piscinas Naturais, que tem um pequeno comércio, com mercearia, lojinhas e bares/restaurantes de praia.


A Vila de Barra Grande, fica a 7km, é onde se concentram a maioria dos bares, restaurantes, mercados, farmácias e lojas. De noite, as lojas de artesanato da praça da Tainha abrem, assim como muitas barracas em torno da praça principal.


Na maré baixa, um ótimo passeio é caminhar ou pedalar pela praia, daqui até Barra Grande. Antes de chegar a Barra Grande, você passará pela Ponta do Mutá, onde o pôr do sol é incrível. 


Além de Taipu de Fora, a Península tem 40km de praias, muita vegetação nativa com pontos turísticos como o Morro do Farol, a trilha das bromélias gigantes, ilhas, cachoeiras e lagoas para conhecer. 


Tenha certeza, que o acesso difícil à Península vale a pena pois ajuda a preservar este pedacinho do paraíso.